quarta-feira, 30 de junho de 2010

DOENÇAS


As doenças são produzidas pela água contaminada com dejetos humanos, animais e químicos ou por sua escassez.
  • As doenças transmitidas pela água são, em sua maioria, provocadas pela falta de saneamento básico, que favorece a propagação de doenças, como a cólera, febre tifóide, disenteria, meningite e as hepatites A e B.
  • Doenças provocadas por vetores relacionados com a água (mosquitos): paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela.
  • Doenças parasitárias, causadas por organismos que passam uma parte de seu ciclo de vida na água e outra parte como parasitas de animais: esquistossomose.
  • Doenças provocadas pela escassez de água: lepra, tuberculose, tétano e difteria. Estas doenças podem ser controladas com uma melhor higiene, lavar as mãos.
A água representa cerca de 70% do peso corporal das pessoas. Se uma pessoa perde 10% de água de seu corpo, sua vida estará em situação de risco. Se perder 20%, a condição se agrava, podendo levar a pessoa à morte. Uma pessoa deve ingerir por dia uma quantidade de água que represente 3% de seu peso ou 2 litros por dia.

TRATAMENTO DE ESGOTO



O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar microorganismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:
Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA

Doenças Causadas por Parasitas
Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Doenças Causadas por Vírus

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato ( consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

Doenças causadas por Bactérias

Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarréias.

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um quadro de febre, dores e mal estar geral.

POUPAR ÁGUA

Utilização consciente da água:

Você pode até não perceber, mas a simples rotina do dia-a-dia representa um grande consumo de água. A água que você desperdiça num banho demorado, numa torneira aberta sem necessidade ou lavando calçadas e automóveis pode estar fazendo falta para alguém. Veja agora de que maneira você pode ajudar a reduzir o desperdício. Se todo mundo colaborar, a gente fecha esta torneira.

CICLO DA ÁGUA


O que é 
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
Processo 
O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).
Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.
Importância
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.