quinta-feira, 17 de setembro de 2009

EROSÃO


Conceito de Erosão
O termo erosão designa o processo ou conjunto de processos, tais como desgaste, transporte e acumulação, que transformam e modelam a superfície da Terra e resultantes da ação dos agentes naturais, nomeadamente as chuvas, o vento, os rios, os glaciais e o mar.
Tipos de Erosão
Dependendo o agente que provoca a erosão, esta adquire diferentes designações:
    * Erosão Eólica: erosão provocada pela ação direta do vento e das partículas por ele transportadas.
    * Erosão Fluvial: erosão resultante da ação dos rios sobre a superfície da Terra; a erosão fluvial pode ser lateral (quando o desgaste é efetuado nas margens, provocando o alargamento dos vales) ou vertical (quando a erosão atua no aprofundamento do leito dos rios).
    * Erosão Glacial: erosão provocada pela ação dos gelos sobre os vales das montanhas enquanto deslizam lentamente em direção a regiões de menor altitude.
    * Erosão Marítima: erosão sobre a costa provocada pela ação das ondas e das marés e pelos materiais que estes transportam e ainda pela ação química da água do mar.
   * Erosão Pluvial: causada pelas chuvas constantes.
Vamos conhecer mais sobre cada tipo de erosão:
EÓLICA
Erosão eólica é um tipo de erosão pelo vento com a retirada de material da superfície mais fino.
A deflação ocorre freqüentemente em campos de dunas com a retirada de material da superfície mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície.
Pode ocorrer forte corrosão associada à deflação, esculpindo nas rochas fazendo diferentes formas e outras típicas de regiões desérticas e outras por fortes ventos.
Em locais de forte e constante deflação podem se formar lugares rebaixados, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (praia), secos na maior parte do tempo; lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas praias.
Corrosão: erosão.
Deflação: Diminuição da velocidade do vento.
Seixo: Pedra dura geralmente lisa.


FLUVIAL

   A erosão Fluvial e causada pelas águas dos rios que provoca desgastes nas encostas dos rios e removem porções do solo da margem dos rios provocando desmoronamento de barrancos.
  Assim, na fase inicial da erosão devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade na fase mais avançada acontece transportar de sedimentos já na fase final ocorre o processo de acumulação de tais 
sedimentos.
Além disso erosão fluvial causa desmoronamento de terra que a água pode passar através da terra que desmoronou isso ocorre que a, terra fica encharcada e com isso ocorre o desmoronamento de casas e enchentes. Estradas se desmoronando e muros caindo.  
GLACIAL
As geleiras (glaciais) deslocam-se lentamente, no sentido descendente, provocando erosão e sedimentação glacial. Ao longo dos anos, o gelo pode desaparecer das geleiras, deixando as geleiras (glaciais) o gelo desloca-se lentamente, no sentido descendente, provocando erosão e sedimentação glacial. Ao longo dos anos, o gelo pode desaparecer das geleiras, deixando um vale em forma de U ou um fiorde, se junto ao mar. Pode também ocorrer devido à susceptibilidade das glaciações em locais com predominância de rochas porosas. No verão, a água acumula-se nas cavidades dessas rochas. No inverno, essa água congela e sofre dilatação, pressionando as paredes dos poros. Terminado o inverno, o gelo funde, e congelará novamente no próximo inverno. Esse processo ocorrendo sucessivamente desagregará a rocha, após certo tempo, causando o desmoronamento de parte da rocha, e conseqüentemente, levando à formação dos grandes paredões ou fiordes.
MARÍTIMA
A erosão marítima, ou abrasão marinha, é a erosão provocada pelas águas do mar. Essa erosão atinge principalmente a parte litorânea dos continentes, também chamada de linha de costa, ou litoral. As águas do mar entram em contato com os materiais do litoral e acaba desgastado-as com sua ação química e sua ação mecânica. As linhas de costa podem ser classificadas de duas formas:
Costa de Arriba: São de natureza alta e escarpada
Costa de Praia: São de natureza baixa e arenosa
A água do mar reage quimicamente com os materiais rochosos, provocando assim a erosão. A ação mecânica atinge as rochas litorâneas com outras rochas de dimensões diferentes, ocasionando as fraturas nas rochas do litoral. Essa ação que o mar exerce sobre o continente pode ser sentida em alguns níveis de desgaste, transporte e deposição. Essa ação de desgaste está relacionada com alguns fatores:
    * Reações químicas entre as águas e os minerais
    * Ação mecânica da água
    * Força e direção das rochas
    * Natureza das rochas (dureza, constituição química e coesão).
Resumindo: Erosão Marítima: erosão sobre a costa provocada pela ação das ondas e das marés e pelos materiais que estes transportam e ainda pela ação química da água do mar.
PLUVIAL
A erosão pluvial é provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas de chuva. Esta ação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação. A primeira ação da chuva se dá através do impacto das gotas d'água sobre o solo. Este é capaz de provocar a desagregação dos torrões e agregados do solo, lançando o material mais fino para cima e para longe, fenômeno conhecido como salpicamento. A força do impacto também força o material mais fino para abaixo da superfície, o que provoca a obstrução da porosidade (selagem) do solo, aumentando o fluxo superficial e a erosão. Necessário se faz em separar claramente as ravinas formadas somente por erosão superficial das formadas pelo processo de erosão remontante. A ação da erosão pluvial aumenta à medida que mais água da chuva se acumula no terreno, isto é, a retirada do solo se dá de cima para baixo.
Na erosão remontante acontece exatamente o contrário: a retirada do material se dá de baixo para cima, como é o caso das voçorocas.
Muitos processos indicados para evitar ou combater erosão pluvial, não funcionam quando se trata de combater erosão remontante, principalmente nos casos em que amplas voçorocas já estão instaladas na paisagem.

2 comentários:

André Silveira disse...

Juntos,todos nós arrasamos!
kkkkkk
Isso significa que todos nós podemos fazer textos super completos e totalmente certos,principalmente com a ajuda da Maria Bethania!
A respeito do texto,super lega mesmo,
Bem,todas essas erosão causam muitos danos ao solo e este é o problema...poucas vezes o solo é tratdo depois dela,o que origina problemas piores no futuro!

Leonardo Cesar disse...

Poxa, super legal o texto. Me ajudou muito, mas falta algumas erosoes.