quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Camadas da Atmosfera


   Troposfera
    Troposfera é a camada atmosférica que se estende da superfície da Terra até a base da estratosfera (0 - 7/17 km). Esta camada responde por oitenta por cento do peso atmosférico e é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente. A sua espessura média é de aproximadamente 12 km, atingindo até 17 km nos trópicos e reduzindo-se para em torno de sete quilômetros nos pólos.
    Sua importância pra a humanidade é grande, pois é nela que ocorrem os principais fenômenos atmosféricos, que são os principais causadores dos efeitos climáticos (mudanças de temperatura, vento, pressão do ar, precipitação...).
    A troposfera contém uma grande variedade de gases: nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), sobretudo, mas também vapor de água, dióxido de carbono (CO2) e metano, entre outros. Estes gases mantêm o nosso planeta quente porque ajudam a reter o calor e radiam parte dele para a superfície da Terra.
   Sofre o efeito direto do aquecimento da superfície: a convecção (aquecimento do ar por contacto com a superfície mais quente e elevação deste ar sob forma de correntes ascendentes que vão distribuir o calor através dos níveis inferiores da atmosfera) distribui o calor na vertical da troposfera. A temperatura diminui com a altitude: o gradiente térmico é aproximadamente de 1°C /150 m.
   A principal característica da troposfera, é a redução na temperatura do ar à razão de 0,65°C a cada cem metros de altitude, não levando-se em conta os efeitos da inversão térmica.É também no limite dela a maior área de alcance dos aviões e helicópteros,além de ser o limite do lugar aonde podemos respirar tranquilamente,pois nos mais distantes lugares o oxigênio se encontra escasso,o que dificulta a sobrevivência.
Estratosfera
    A estratosfera se caracteriza pelos movimentos de ar em sentido horizontal, fica situada entre 7 e 17 até 50 km de altitude aproximadamente, sendo a segunda camada da atmosfera, compreendida entre a troposfera e a mesosfera, a temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10°C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jacto circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).
   Camadas da atmosfera, simplificadamente. Na sua parte inferior, flui uma corrente de ar em jato, conhecida como jet stream, que exerce influência na meteorologia das zonas temperadas; entre trinta e cinqüenta quilômetros, encontra-se a ozonosfera, onde moléculas de ozônio absorvem a radiação ultravioleta do Sol devido a reações fotoquímicas, filtrando-as e protegendo-nos dos seus efeitos nocivos; neste ponto da estratosfera, o ar se aquece até a temperatura atingir cerca de 10°C. Curiosamente, é exatamente por ação da radiação ultravioleta que as moléculas de oxigênio (O2)se separam em dois átomos individuais (O) que depois se combinam com uma molécula ordinária de oxigênio para formar o ozônio (O3). Na estratosfera existem as nuvens-de-madrepérola, estas são formadas pela capa de ozônio, costuma ser muito estável, principalmente no espaço compreendido entre a tropopausa e a camada de ozônio.
     Caracteriza-se, principalmente, pelo único lugar aonde temos a camada de ozônio, que faz um papel de escudo protetor da Terra contra os raios ultravioleta, que são nocivos á saúde, e podem causar queimaduras, desidratação e até câncer de pele.
     Vista superiormente, a camada de ozônio parece um manto azul protetor, que parece azul devido aos gases que o compõe. Sem ela,não haveria vida abundante na Terra,nem vegetal nem animal.Por isso é de grande importância para o desenvolvimento da vida na Terra.
Mesosfera
     A Mesosfera é a camada atmosférica onde há uma substancial queda de temperatura chegando até a -90°C em seu topo, está situada entre a estratopausa em sua parte inferior e mesopausa em sua parte superior, entre 50 a 85 km de altitude. É na mesosfera que ocorre o fenômeno da aeroluminescência das emissões da hidroxila e é nela que se dá a combustão dos meteróides.
     A mesosfera é uma região pouco conhecida, sabe-se que é possível monitorar as ondas de maré e ondas de gravidade através dos movimentos que se propagam através dos gases ionizados desta região. Nesta região também é possível observar as ondas atmosféricas que são facilmente observáveis devido ao fenômeno da aeroluminescência.
     É lá onde são colocados muitos balões sonda, que, podem observar e dar informações para o homem sobre algumas distantes mudanças climáticas, e para pesquisas científicas, que ajudam a conhecer os segredos do imenso universo.
Termosfera
    A termosfera está localizada acima da mesopausa, sua temperatura aumenta com a altitude rápida e monotonicamente até onde a densidade das moléculas é tão pequena e se movem em trajetórias aleatórias tal, que raramente se chocam. É a camada onde ocorrem as auroras e onde órbita o Vaivém Espacial (Ônibus Espacial).
   Também chamada de quimiosfera esta camada da atmosfera vai desde 80, 85 km, até aproximadamente 640 km de altitude, em relação à superfície do planeta Terra.
   O aquecimento na termosfera, é devido a absorção de radiação solar no extremo ultravioleta superior, raios X e raios gama.
   Os átomos isolados de oxigênio e nitrogênio reagem e dissociam-se em íons, formando camadas ionizadas que variam conforme a hora do dia, época do ano, vento solar, entre outros.
   Nesta região, os íons absorvem parte da radiação ultravioleta vindos do sol. Na parte superior da termosfera existe a exosfera, região onde as moléculas movem-se em trajetórias balísticas e raramente colidem entre si.
   Essa camada recebe esse nome devido á ser a camada mais quente da atmosfera, podendo chegar a temperaturas muito altas, superiores a 1000ºC. Também é nessa camada que ocorrem as aurora boreal e austral.




4 comentários:

Anna Luísa disse...

MUITO LEGAL :D'

André Silveira disse...

Que bacana,hehehehehe!
Quando a turma trabalha junto dá no que dá!
Dá até vontade de voar lá na termosfera,para visualizar todo o planeta!Aurora borela é show de bola!

Unknown disse...

oi maria bethania eu li o o último como vc falou muito legal a e eu li tb os negócios do hublle é interessante msm

Yuri disse...

Interesante! Com isso eu vou passar na prova kkk obrigada