domingo, 6 de setembro de 2009

A importância do solo atraves dos olhares dos alunos


Solo e sua importância




O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre. Ele foi se formando através da ação de agentes do meio, como por exemplo, sol, chuva, calor etc., que assim transformaram as rochas em terra. Há diferentes tipos de solos, entre eles o arenoso, argiloso, calcáreo e humífero.


  O solo é composto por minerais que ajudam as plantas crescerem, com um melhor desenvolvimento e em alguns casos na agricultura que faz com que a planta cresça mais rapidamente e saudavelmente o mineral que compõem o solo pode fazer que seja fértil, ou seja, bom para o plantio. O solo é muito importante para nós seres vivos, pois dele é que vem nosso alimento e muito mais que isso dele prove muitos minerais como o ferro que você vê em todas as construções. Dele também vem o petróleo fonte de energia de carros, por exemplo, que faz muitas das vezes nossas locomoções exclusivamente para lugares mais distantes. Mas também um solo pode ser mais fértil que outro caso da terra roxa um tipo de solo que contem muitos nutrientes. Os solos férteis podem conter: um solo úmido, fofo apresenta silte, argila e areia. Um solo fértil também contém húmus.


     Então o solo é muito importante para nós seres humanos e vivos, pois é dele que provem nosso alimento, água, o ferro fonte de muita utilidade em muitos lugares, também provem muitas outras coisas. Dele (o solo) é que provem à maioria das coisas  que vemos do mundo e é graças a ele que estamos vivos.


A composição do solo



O solo é a camada mais superficial da crosta e é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial e seres vivos e rocha em decomposição.


Há muita variação de terreno a terreno dos elementos do solo, mas basicamente existem quatro camadas principais.


A primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.


·                    A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes:


o                   A primeira parte é a do calcário. Corresponde á 7 a 10% dessa camada.


o                   A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde a 20 a 30% dessa camada.


o                   A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Esta parte corresponde a 60 a 70% da camada.


·                    A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ação da erosão e agentes geológicos, essas rochas podem virar sedimentos


·                    A quarta camada é a de rochas que estão inicialmente começando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz.


É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação para solo se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.


O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes óticas. Para um agrônomo, através da edafologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida vegetal. Para um engenheiro, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.


É no solo que se desenvolve a maior parte da vida terrestre, fluvial, lacustre e marítima. Os seres vivos, bem como o vento e as águas, são os agentes de formação e modificação do solo, que na maior parte têm entre 1 e 1,5 metro de profundidade.


O dia nacional da conservação do solo é comemorado no dia 15 de abril (Lei Federal 7867 de 13 de novembro de 1989), mas a preocupação com este componente da natureza não pode se restringir apenas a este dia, devendo ser uma presença diária nas discussões ambientais.


O estudo científico do solo, a aquisição e disseminação de informações sobre o papel que o mesmo exerce, e sua importância na vida do homem, são condições primordiais para sua proteção e conservação, e a garantia da manutenção de um ambiente sadio e sustentável.


A ciência do solo envolve várias áreas, tais como gênese (formação), química, física, fertilidade, ensino, uso, manejo e conservação, biologia, classificação, levantamento, mineralogia, e morfologia; dentre outras. Devido a importância do solo, em muitas universidades e institutos de pesquisa, este tema tem departamentos que se dedicam especificamente ao seu estudo.


Todo o conhecimento gerado sobre solos nos últimos cem anos, tem sido utilizado por diversos profissionais tais como: produtor agrícola, produtor florestal, pecuarista, técnico agropecuário, técnico florestal, engenheiro civil, engenheiro ambiental, engenheiro agrônomo, zootecnista, geólogo, engenheiro agrícola, geógrafo, biólogo, engenheiro florestal, dentre outros. Mas além destes profissionais, a população em geral deve ser estimulada a conhecer o solo, para entender suas funções e se preocupar com a sua preservação.

Um comentário:

André Silveira disse...

Veja o que todos nós juntos conseguimos fazer,o solo é muito legal,e é sempre difícil pensar que como uma rocha pode ter ajudado a forma-lo!