segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ARDÓSIA

Origem da ardósia.
A ardósia é uma rocha metamórfica de grão fino e homogêneo composta por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camadas.
Algumas das mais finas ardósias do mundo têm origem em Campo (Valongo), Portugal, Escócia e Slate Valley de Vermont e Nova York nos Estados Unidos.
Tipo de formação, composição e sinônimo.
Rocha metamórfica, composta predominantemente de minerais micáceos (clorita, sericita). É originada de metamorfismo regional atuando sobre sedimentos muito finos (pelíticos), compostos predominantemente por minerais argilosos. Outros minerais e substâncias presente na ardósia, em variadas proporções, são: quartzo de granulometria muito fina, óxidos e hidróxidos de ferro e manganês, carbonatos, sulfatos, estes últimos como cimento.
No processo metamórfico estes óxidos tendem a se aglomerarem e dão origem a grumos escuros, ficando a ardósia mosqueada. Com o aumento de temperatura estes grumos dão origem a cristais de magnetita.
Uma característica mais marcante da ardósia é sua propriedade de se partir em placas extensas e de espessura uniforme, em virtude de sua composição micácea. As micas, se desenvolvem todas orientadas devido à pressão dirigida, e transmitem à rocha sua clivagem.
Nem sempre a clivagem da ardósia coincide com os planos de estratificação, que é possível visualisar quando se está diante de finas camadas com maior conteúdo em quartzo, que depois do metamorfismo de baixo grau sofrem um certo grau de recristalização, realçando-se por sua cor mais clara.
As ardósias podem se apresentar com diversas cores, mas as mais comuns são: cinza, cinza esverdeada, cinza mosqueada, enferrujada, preta. Dependendo do grau de alteração química, elas podem também ser vermelho róseo, amareladas, cor de vinho, etc.

Ardósia no Brasil.

O Estado de Minas Gerais responde por 95% da produção de ardósia do Brasil. O município de Papagaios, sozinho, é responsável por 52% da produção nacional de ardósia, e o Brasil, por sua vez, é o segundo maior produtor mundial. Em 2007, a cidade contava com 25 pedreiras e cerca de 200 indústrias de beneficiamento, que geram cerca de cinco mil empregos diretos e mais cinco mil indiretos.

Usos.

A ardósia tem um papel importante na história da humanidade, pois com suas placas impermeáveis, sempre foi usada em telhados, sendo responsável pelo clássico telhado cinza dos castelos medievais.
Hoje seu uso em telhados diminuiu muito e seu uso maior se dá em revestimento de pisos e paredes. É uma rocha muito apreciada pelos arquitetos, que alia uma beleza rústica a um preço acessível.

Placas mais espessas de ardósia são usadas para a fabricação de cadeiras, bancos, mesas e outros objetos de uso doméstico diário.
Isabela J Lobato

Um comentário:

André Silveira disse...

Pois é,pouco tinha ouvido falar nela e ela esta tão pertinha de nós,em Minas Gerais ela é mais produzida!