sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Quartzo

O quartzo é o mais abundante mineral da Terra (aproximadamente 12% vol.). Possui estrutura cristalina trigonalcomposta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo ao grupo dostectossilicatos.

O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos.

Apresenta as mais diversas cores(alocromático) conforme as variedades. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

O nome "quartzo" é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã "quarz", que por sua vez será de origem eslava.

Também é conhecido como Agregado de Cristais de Rochas. O quartzo-puro é conhecido como "cristal-de-rocha" ou simplesmente quartzo.

O quartzo-violeta é conhecido como "ametista". O quartzo-amarelo é conhecido como "citrino". O quartzo-rosa é conhecido como "quartzo-rosa". O quartzo-verde é conhecido como "aventurina"

Entre as muitas variedades do quartzo, a mais abundante é o quartzo-incolor, muito conhecido pelos nomes de quartzo-hialino e cristal-de-rocha. Essa segunda denominação é muito infeliz, porque todos os minerais formam cristais e todas as rochas são compostas de minerais...

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Aplicações e utilizações

Algumas estruturas de cristal de quartzo são piezoeléctricas e usadas como osciladores em aparelhos eletrónicos tais como relógios e rádios.

Areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícos, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Origem:

Elas são formadas pelo resfriamento de uma massa de rocha derretida que existe no centro da terra. Esta massa chama-se magma e ás vezes é expelida para a superfície soterrando o que quer que esteja na sua frente (como a larva dos vulcões) e acaba se resfriando e endurecendo, outras vezes o magma acaba-se solidificando no subterrâneo mesmo.

André Oliveira Silveira

2 comentários:

André Silveira disse...

Minha pesquisa neh?
E pensar que praticamente todo vidro que temos hoje é feito por quartzo!
É bonito e legal,também compõe o granito.

Unknown disse...

Pois é,ele junto à mica e ao Feldspato(que foi minha pesquisa)formam o granito!
E olha que bacana!
Uma rocha compões a outra