sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MICA


Mineral brilhante e friável, abundante nas rochas eruptivas e metamórficas.


Constituído de silicato de alumínio e de potássio. (Usa-se a mica branca, da qual existem grandes jazidas, por causa da sua transparência e da sua infusibilidade.).

O grupo de minerais mica inclui diversos minerais proximamente relacionados, do grupo dos filossilicatos, que têm a divisão basal altamente perfeita. Todos são cristais monoclínicos, com tendência para pseudo-hexagonal, e são similares na composição química. A divisão altamente perfeita, que é a característica mais proeminente da mica, é explicada pela disposição hexagonal de seus átomos ao longo de planos sucessivamente paralelos.



UTILIZAÇÃO. A mica tem uma alta resistência dielétrica e excelente estabilidade química, tornando-se por isto o material preferido para a confecção de capacitores para aplicações de rádio freqüência. Ela também é usada como isolante em equipamentos para alta-voltagens. Ela é também um birrefringênte sendo comumente usado para fazer um polarizador de onda de 180 e 90 graus. Devido à resistência ao calor à mica ela é usada no lugar do vidro em janelas para fogões e aquecedores a querosene. Ela é usada também para separar condutores elétricos em cabos que são projetados para possuírem uma resistência ao fogo de forma a garantira a integridade do circuito. A idéia é prevenir que os condutores metálicos se fundam, prevenindo o curto circuito, permitindo que o s cabos permaneçam operacionais na presença do fogo. Isto pode ser importante em aplicações como luzes de emergência.


CARACTERÍSTICAS DA MICA. Mica tipo moscovita é onde os minerais têm a forma de folhas ou lâminas (lamelas) muito finas e de fácil desagregação. Suas lamelas são geralmente unidas por forças fracas, secundárias, ao longo do eixo c, característica dos filossilicatos tipo pirofilita e talco.Mas também podem ser unidos por pontes de potássio entre as camadas de tetraedros.


CURIOSIDADE. Aventurina é uma variedade de quartzo com inclusões de mica.

Lâminas de mica prensadas são frequentemente usadas no lugar do vidro em estufas.

Mica Moscovita é o substrato mais comum usado na preparação de substrato para amostras em microscópio de força atômica

Alguns tipos de pasta de dente incluem mica branca beneficiada. Ela atua como um abrasivo suave para ajudar no polimento da superfície do dente, e também adicionar uma cintilação brilhante cosmeticamente agradável a pasta.


Anna Luisa Mendes


3 comentários:

André Silveira disse...

É legal!
Componente do granito...
Pois é,olha o que encontramos por aí!

Unknown disse...

Pois é,ele junto à quartzo e ao Feldspato(que foi minha pesquisa)formam o granito!
E olha que bacana!
Uma rocha compões a outra

Unknown disse...

esse texto é legal interecante é engracado