sexta-feira, 28 de agosto de 2009

GNAISSE

Graças a sua estrutura e variedade na composição mineralógica e na cor, além da resistência ao desgaste físico-químico, os gnaisses são usados como pedras ornamentais e de revestimento.

Gnaisse é uma rocha metamórfica de granulação grossa, com laminação contínua ou descontínua, que corresponde à alternância de bandas ou faixas de minerais diferentes. Em geral, o quartzo é um dos seus componentes mais abundantes e o feldspato percentagens superiores a vinte por cento em sua composição. Além desses minérios e das micas, podem ocorrer ainda silimanita, distênio (cianita) e andaluzita, se a rocha original tiver sido rica em óxido de alumínio (A1²O³), como a caulinita e a gibbsita.

Em geral, os gnaisses da transformação de rochas sedimentares arenosas, por efeito dos agentes de metamorfismo. Tais agentes (temperatura e pressão), que operam em grande profundidade e extensão, remobilizam os minerais dos sedimentos e promovem fenômenos de recristalização. Os gnaisses derivados de rochas sedimentares, usualmente argilosas e quartzo-feldspáticas, denominam-se “paragnaisses”. Os gnaisses derivados de rochas magmáticas quartzo-feldspáticas (granitos, rióltos, pórfiros graníticos, tufos piroclásticos ácidos, ignimbritos) são conhecidos pela designação de “ortognaisses”. Comuns no Brasil, em terrenos pré-cambrianos, os gnaisses encotram-se também na Europa central (Alpes), na península escandinava, na Finlândia, na Escócia, no Canadá e na África.
Henrique Silveira Saraiva

Um comentário:

André Silveira disse...

Bem como0 o nome,deve ser difícil encontra-la em nossa região!
Foi ótimo conhecer mais uma rocha!