sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pedra Sabão

Esteatito (também pedra de talco ou pedra-sabão) é o nome dado a uma rocha metamórfica, compacta, composta sobretudo de talco (também chamado de esteatite ou esteatita) mas contendo muitos outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo, por exemplo. É uma rocha muito branda e de baixa dureza, por conter grandes quantidades de talco na sua constituição. A pedra-sabão é encontrada em cores que vão de cinza a verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão. Existem grandes depósitos, de valor comercial no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais.

Características: A pedra-sabão é praticamente impenetrável. Não é afetada por substâncias alcalinas ou ácidas. Uma das notáveis características da pedra-sabão é sua excelente capacidade de resistir a extremos de temperatura desde muito abaixo de zero até acima de cerca 1000°C. A pedra-sabão resiste às exposições e mudanças de condições atmosféricas durante séculos. A 709 metros de altitude, com cerca de 30 metros de altura e totalmente revestida de chapas de pedra-sabão, a estatua de cristo redentor foi construída no período de 1926 a 1931. Durante esse período de quase 80 anos, está exposta a rigorosas condições atmosféricas, inclusive poluição do ar, sem ser afetada.

Utilidade: Este tipo de rocha é muito utilizado em escultura e decoração, pela facilidade com que é trabalhada. O seu uso é generalizado pelo mundo fora: desde as esculturas tradicionais dos Inuit até a algumas obras do Aleijadinho. É especialmente utilizada na construção de lareiras, também pela sua capacidade de absorver e distribuir de forma regular o calor. A pedra-sabão, em virtude de suas excelentes propriedades de absorção de calor, retém quase todo o calor produzido pela fonte de energia (madeira, carvão mineral, carvão vegetal, gás, energia elétrica) e o conduz rapidamente, através do chamado aquecimento de massa térmica. Isto significa que a própria pedra atua como uma eficiente fonte de calor e não a chama propriamente dita, como acontece com as tradicionais lareiras abertas. Por outras palavras, o calor absorvido pela massa da pedra-sabão é, em seguida, liberado lenta e uniformemente no passar do tempo, mesmo após a fonte de calor se extinguir ou ser desligada. Outra característica notável da pedra-sabão é que gera calor radiante, enquanto permanece, em geral, isenta de perigo ao toque.

Composição: Esteatitos são usualmente formados por diversos minerais geológicos, entre os quais se destacam o talco, a dolomita, a actinolita e a lorita Também são encontrados no esteatito alguns minerais acessórios como: pirita, arsenopirita, magnetita, epidoto, titanita.

Bárbara
Lima

7 comentários:

André Silveira disse...

Mais uma que não conhecia!
Adorei conhecer mais uma bem legal!
Estou realmente aprendendo e relembrando nesse blog!

Unknown disse...

e uma merda
uma bosta
minha avo fazendo sexo e melhor
pirocada debaixo pra cima
bucetada de cima pra baixo
vai te fudrem

Unknown disse...

Luiz se vc ñ tem nas melhor a fazer o problema e td seu. Quando vc me mostrar argumentos oertinentes sobre esta matéria podemos conversar , mas agradeço ao pessoal do blog me ajudou muito na aula de tecmat.

Unknown disse...

Se a dona do blog ou quem escreveu puderretirar o 2° comentario do blog. Agradecemos. Espwro nao ser uma pegadinha. Tem vagabundo pra tudo.

Unknown disse...

Me ajudou na lição de casa, valeu kkkkk

Unknown disse...

Essa pedra tem algum valor?

Unknown disse...


Interessante, me ajudou bastante numa pesquisa que tinha que fazer.